Retiro de meditação

Quietude e luz, o caminho do coração

Essência do trabalho
 

Continuando o trabalho  de integração dos anos anteriores, começamos por procurar encontrar na nossa imobilidade, a experiência da Quietude, a nossa essência vazia.
Tornando cada vez mais estável essa experiência, apercebemo-nos que ela vem acompanhada de uma estabilização da Luz que brota desse vazio. Ambas, a nossa Quietude e a nossa Luz, são tipos diversos da nossa energia, do nosso Qi.

À medida que vamos conhecendo melhor essa luz (todas as formas activas do Qi), vamos podendo trabalhar cada vez melhor com ela, ampliando a nossa consciência ao que ela nos mostra sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos - O Caminho do Coração.


Como praticamos


Usamos uma variedade de exercícios de pé, em movimento, sentados e deitados para abandonar as nossas tensões, enquanto ao mesmo tempo activamos e desenvolvemos a nossa energia, especialmente a nossa energia vital (Yuan Qi).
Os Daoyins são exercícios em que utilizamos o foco mental, o trabalho estrutural / postural e a reacção e movimento espontâneos que permitem que as nossas tensões diminuam (Bin Qi ou factores negativos) e o nosso Yuan Qi se desenvolva.
Em alguns estudantes podem surgir libertações catárticas de energia nestes estádios.

À medida que trabalhamos desta maneira começamos a conhecer melhor o nosso corpo energético e como ele se liga ás nossas percepções, emoções e pensamentos.
A noção de corpo energético inclui os canais (meridianos) e os Chakras (centros energéticos ou Dantians) bem como os fenómenos da luz que podem estender-se para além do corpo físico e a relação que temos com tudo isso.

Desenvolver o nosso Qi externo (Kong Jin) é de suprema importância.
É então que temos a possibilidade de ver a ligação entre os nossos pensamentos, emoções e energia e observar como se manifestam e manifestam a nossa realidade física. A Compaixão é a expressão natural desta luz dentro de nós. Ela é para nós simultâneamente um guia e um caminho.

Para sustentar este trabalho também estudamos os diferentes chakras (centros energéticos ou Dantians), as suas funções e o papel que desempenham quer positiva quer negativamente, bem como os diferentes tipos de Qi envolvidos.
O tema do Qi ou energia e como se relaciona com a nossa Imobilidade, Quietude e Luz e a sua relação com o nosso Coração e com a Compaixão, também constituem matéria de estudo.


Objectivo e frutos do trabalho


Fortalecer o corpo energético tem como consequência uma melhoria da nossa saúde nos seus aspectos físico, emocional e mental. Este é o primeiro estádio do desenvolvimento da Compaixão onde o trabalho sobre a nós dá frutos e nos permite uma maior vitalidade, liberdade e claridade aos três níveis (corpo, energia e mente).
Temos assim a oportunidade de perder o medo, não nos preocuparmos tanto connosco mesmos.
Perder o medo em relação a nós próprios é condição essencial para exercer a Compaixão pelos outros.
Esta é a base para trabalhar com os grandes canais e a sua ligação com a raiva (estar preso àquilo que não queremos), a inveja e o ciúme (presos àquilo que queremos) e o medo, no sentido do modo como estamos ou não presentes nessas experiências.

À medida que esta base se desenvolve e o Yuan Qi se torna mais límpido, podemos observar o benefício quer na nossa prática quer na nossa vida diária.
À medida que ficamos mais estáveis nas nossas práticas meditativas, normalmente depois de alguns dias de retiro, a maioria dos alunos experiênciam uma grande facilidade e conforto durante a meditação.

Quem sou eu e como me relaciono comigo mesmo e com os outros em cada instante torna se a prática.
A prática torna-se a vida e a vida torna-se a prática.
Para os praticantes com mais experiência é sempre bom aprofundar a experiência da imobilidade e da luz e à medida que o nosso medo vai diminuindo e a compaixão pelos outros aumentando, vamos descobrindo como trabalhar nos níveis superiores desta prática este corpo energético em desenvolvimento .

Simultâneamente e não menos importante, o ambiente do retiro é a oportunidade ideal para passar mais tempo com o professor, beneficiar do seu entendimento, realização, compreensão e capacidades de cura.

SL11685-2laughingbuddha-copy.png

Próximo retiros de meditação

Image by Amos G