A prática do Taijiwuxigong

Um sistema simples mas profundo, de auto-cura, aberto a todos

Taijiwuxigong é um sistema simples mas profundo, de autocura, cujos benefícios podem ser experimentados por qualquer pessoa, mesmo após um curto período de prática.

O objectivo do Taijiwuxigong é a autorregulação do corpo, da energia e da mente, usando três tipos de práticas:

  • Daoyins (exercícios em movimento, exercícios com som e respiração, concentração mental, etc...)

  • Movimento espontâneo​

  • Meditação

​​

A prática do Taijiwuxigong desenvolve-se  ao longo de três níveis, que englobam 8 estágios:

O primeiro nível, correspondente ao primeiro estágio, é a ativação do Dantian. Um Dantian ativo ajuda a expulsar fatores patogênicos do corpo, a atenuar dores crónicas e a melhorar as nossas habilidades mentais, atléticas e artísticas.

 

O segundo nível é um nível de limpeza e engloba os 6 estágios seguintes, correspondentes a diferentes etapas de abertura e purificação dos canais energéticos do corpo e ao desenvolvimento dos diferentes tipos de movimento do Dantian.

 

O terceiro nível correspondente ao 8º estágio,  o nível mental da prática, o acordar das funções latentes existentes em cada um de nós. É a porta de entrada para o nível espiritual, onde toda uma nova série de níveis se abrem para o praticante. 

A prática de Taijiwuxigong é excelente para a remoção de bloqueios físicos, emocionais e mentais. Permitindo que tudo flua livremente o praticante fica radiante e sente-se mais leve e mais feliz, livre para seguir o seu caminho espiritual.

Exercícios e Daoyins

Os Daoyins são exercícios simples que têm como função principal expelir Binqi, os factores patogénicos que se acumulam no corpo.

Este conjunto de exercícios, pode ser praticado, em pé, sentados ou deitados, possibilitando a prática a qualquer individuo independentemente da sua condição física.

Os resultados dos exercícios são:

  • Alongamento e fortalecimento da coluna vertebral.

  • Remoção de Binqi (factores patogénicos que causam dor e doenças)

  • Alivio e libertação do stress físico e mental

Movimento espontâneo

20171015_101656(1).jpg

A cada momento em que vivemos, várias partes do nosso corpo têm movimento espontâneo. O batimento do coração, a respiração e o movimento peristáltico do nosso estômago e intestino, são alguns exemplos do movimento espontâneo natural do nosso corpo. Além desses tipos de movimento espontâneo, é possível intencionalmente induzir a reacção espontânea de forma a que este fenómeno seja utilizado operativamente para a auto-cura e bem-estar dos praticantes. 

 

Esta reação espontânea é a imagem do Binqi, (factores patogénicos) no seu processo de eliminação e é a chave fundamental da prática do Taijiwuxigong.

Neste sentido, a reação espontânea pode ser induzida por exercícios que usam uma postura corporal particular que permite ao praticante conectar-se à força vibracional da terra. Esta força é usada para activar o centro de energia, que existe na parte inferior do abdômen (o Dantian).

Ao activar o Dantian o praticante pode experienciar reações  espontâneas, movimentos inicialmente rudes, grosseiros e descontrolados, que evoluem naturalmente para uma  estruturação harmoniosa e fluída.
 
Com a prática e com a evolução natural do praticamente, surge o movimento espontâneo, manifestação da energia que brota do estado natural do praticante, sem condicionamentos ao nível do corpo, da energia e da mente.   

 

Meditação

Os ensinamentos de meditação do Andy baseiam-se numa variedade de métodos e técnicas desenvolvidos ao longo de mais de 30 anos de experiência no campo. Através da sua prática pessoal e do seu trabalho como professor, desenvolveu uma compreensão profunda e uma conexão interna com os métodos budista e taoísta. Especificamente, dos caminhos do Budismo Chan e do Bodhisattva, bem como da escola da Porta do Dragão no Taoísmo. Andy teve o grande privilégio de ter estudado esses métodos com o falecido Dr. Shen Hongxun.

 

Andy disponibiliza retiros de meditação ao longo do ano, dando aos alunos a oportunidade de entrar mais profundamente nas suas próprias experiências, aumentando a sua autoconsciência, vazio e compaixão.

Cada retiro visa não só desenvolver o foco da mente, mas também a integração dos outros aspectos do corpo, emoção e energia (Qi).

 

O ambiente dos retiros, por ser um período de alguns dias, permite que o praticante tenha tempo para trabalhar num ambiente dedicado sob o apoio e orientação do Andy, oferecendo assim a possibilidade de realmente se aprofundar no ensinamento.

Retiros, Workshops e aulas online

Image by Amos G